No dia 27 de junho de 2016, ás 18 hs, foi realizada a Reunião Plenária extraordinária do MPB, na Sala Salzano Vieira da Cunha, terceiro andar da AL-RS, sob a coordenação do presidente Vinicius Boeira e com a presença de associados e convidados, registrados em formulário próprio que ficará arquivado na sede do MPB. Eu, Sueleide Vargas, fui designada para a redação desta ata.
O Presidente Vinicius Boeira, iniciou a reunião explicando o motivo da não realização do encontro no dia 13 de junho de 2016 (estudantes e manifestantes invadiram a AL- RS e impediram que houvessem reuniões e demais trabalhos), mencionou ainda a renovação por 3 anos do site do movimento na internet ( Registro de domínio do site). Pequeno atraso por ajuste no datashow. Iniciada a palestra ás 18:20.
Tema da palestra da cientista política Fernanda Barth foi " O fim da hegemonia petista e a construção do discurso liberal". Abordou as manifestações, espiral do silêncio, poder e hegemonia, doutrinação nas escolas e universidades, aparelhamento do estado, o uso dos programas sociais em benefício da obtenção de votos, uso das mídias diversas para disseminação de matérias que beneficiam o governo da Presidente Dilma, de como o parlamentarismo viria a ser meio de mudança.
Segui-se a rodada de perguntas, onde debates com os presentes esclareceram pontos da palestra
Final oficial do encontro ás 20:05 hs.
Publicada no Site do MPB para conhecimento de todos os associados.